barra coelho real
Principal
Empresa
Produtos
Clientes
Contato
barra coelho realsua fmailia saudavel com carne de coelhobarra coelho real

Em tempos de transição, onde a sociedade começa a entender sobre a escassez dos recursos naturais e que as condições sistêmicas da natureza são violadas constantemente, o setor de produção inicia a corrida pela captação do novo modelo de consumidor: o consciente, considerado “ecologicamente correto”.

O setor de criação de animais emerge como um dos contribuintes mais significativos para os problemas ambientais graves, em todas as escalas, do local ao global.

A contribuição da pecuária para os problemas ambientais em larga escala e o seu potencial para a sua solução é igualmente grande. Este é de longe o maior usuário de terras. A área total ocupada por pastagens é equivalente a 26% do gelo da superfície terrestre livre do planeta. Além disso, a área total dedicada às plantações de alimentos representa 33% das terras aráveis. Ao todo, a produção de gado representa 70% de todas as terras agrícolas e 30% da superfície terrestre do planeta. Além disso, é responsável por cerca de 18% das emissões de gases de efeito esfufa, só o gado emite 37% de metano.

Ainda no contexto ambiental, o consumo de recursos naturais como água, pastagens e outros utilizados na produção e manutenção deste segmento é enorme. Os resíduos gerados são inúmeros: resíduos animais, antibióticos e hormônios, produtos químicos de curtumes, fertilizantes e pesticidas utilizados nas terras cultiváveis até sedimentos provenientes de pastagens erodidas.

A partir deste cenário, torna-se cada vez mais importante contar com as possibilidades de criação racional de animais que possam alcançar altas taxas de reprodução e de produtividade, mesmo em pequena área útil.

A criação de coelhos pode ser considerada como racional, visto que o coelho é um animal que exige pouco espaço. Em uma gaiola de 60 x 60 cm é possível alojar um animal em reprodução ou até cinco animais em crescimento. É possível montar uma cunicultura de 1.000 fêmeas em apenas 2.000m2, o que fornecerá cerca de 6.000 kg de carne/mês. Áreas ociosas da propriedade poderão ser utilizadas. Além disso, sendo o coelho um animal dócil e de fácil manejo, o trabalho da granja pode ser realizado por mulheres, idosos e crianças, se adaptando bem a sistemas de agricultura familiar, onde a família é responsável por toda a mão de obra.

Diferente dos problemas relacionados aos resíduos da pecuária, o coelho gera esterco de alta qualidade para as plantas, sendo considerado um excelente adubo orgânico. Em sistemas sustentáveis, o resíduo de um passa a ser insumo de outro sistema produtivo.

Quando se fala em sistemas sustentáveis, podem ser incluídos neste os subprodutos do abate, como pele, sangue e cérebro, olhos, patas e vísceras, tendo destinos como laboratórios, hospitais e centros de pesquisa.

Em relação ao valor nutricional, a carne de coelho é considerada mais magra e mais saudável quando comparada às carnes bovina, ovina e suína. Além disso, é altamente digerível, saborosa, baixa em calorias, gorduras e colesterol, possui também elevado valor biológico, contendo aminoácidos essenciais, além de altos teores de potássio, fósforo e magnésio.

A acelerada degradação dos recursos naturais compromete a qualidade de vida das atuais e futuras gerações, obrigando a sociedade a repensar seriamente nos métodos de produção e consumo de alimentos.



Laura Alonso
Nutricionista Consultora em Serviços de Alimentação
E-mail: laura.magrini.alonso@gmail.com
Blog: nutrigastronomiaecultura.blogspot.com



 


Contato

Granja dos Ipês Ltda.

Estrada Mato Dentro, km 6,5 - Mairinque - SP - Brasil

Depto Comercial / financeiro:
(11) 99975-2827 - Marek


Depto. Industrial:
(11) 99992-0235 - Marcos

faleconosco@coelhoreal.com.br

logo coelho real


Sobre Nós

A empresa

Nossos produtos

Nossos clientes

Nossos fornecedores

Opinião dos profissionais da saúde sobre coelhos


Certificados

BPF - Boas Práticas de Fabricação

PPHO - Procedimento Padrão de Higiene Operacional

PSO - Procedimentos Sanitários Operacionais

APPCC - Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle

SIF - Serviço de Inspeção Federal - Qualidade Exportação

 

 

selo exportacao